MOD_NOK_SNOW

História duma vida

cortesEra o dia 9 de Novembro, manhã radiosa de Outono na recepção a tão ilustre ex-aluno. Desta vez falar aos actuais alunos, na sequência de palestras instituídas pela A. Antigos Alunos do Colégio de Lamego, veio Manuel Dinis Cortes, médico, aluno de 1971/73. Era um rapaz vivo, encantador e importante porque animava as nossas Missas Dominicais ao toque da sua viola. Depois abalou para uma república de Coimbra, a estudar Medicina. Lá se formou, ainda muito jovem, sempre ao som das baladas e fados da sua viola, em que é mestre. Embora nascesse em Vila Real, onde deu os primeiros passos, foi parar ao Alentejo, que tão carinhosamente abraçou. Apresentou-nos um título diferente dos outros conferencistas anteriores, História de uma Vida. Afirmou que o Colégio de Lamego, a seguir à sua família, foi o tempo mais importante que contribuiu para hoje se afirmar uma pessoa na sua totalidade. Currículo riquíssimo. Mas pôs em realce a Droga e a Toxicodependência, pois é Coordenador Multidisciplinar do Instituto da Droga e da Toxicodependência do Alentejo. Aqui deixou a plateia sem suspirar por ser um nobre cargo que ocupa a favor de um tema tão controverso da nossa juventude. Os rapazes quiseram saber muitas coisas, dialogaram com ele. Que maravilha de História de uma Vida ao serviço dos mais pobres! Volta, Dinis Cortes, ao teu Colégio. Fala-nos da tua vida que é um compêndio brilhante. Volta para dialogar sobre a droga e traz a tua viola, tuas baladas e teus fados.

loc