dr lopes 1

No dia 20 de outubro, teve lugar no Salão de Festas uma palestra dirigida pelo Dr. Fernando Lopes de Almeida.

«Lopes de Almeida», como era conhecido no Colégio de Lamego, ocupou, e ainda ocupa, vários cargos de relevo relacionados com a Saúde. Porém, nesta palestra, o que ficou mais presente na nossa memória é que o regime de internato que este integrou durante alguns anos foi o que o mais o marcou.

Como aluno interno que sou, comparando o regime que o Dr. Lopes de Almeida integrou neste Colégio, este é um pouco diferente do atual, e ainda bem que mudou, pois «quem muda Deus ajuda».

O Dr. Lopes de Almeida também relembrou aspetos do internato que ainda hoje sucedem, como é o caso do grande espírito de família vivido entre os respetivos internos, a enorme camaradagem, entre outros aspetos interessantes e divertidos.

Ao que me parece, o palestrante também ficou desde jovem marcado pelos pratos «maravilhosos» que ainda hoje são servidos na cantina, como o frango assado com batata frita e os grelos com batata cozida.

Finalizo deixando a ideia de que esta palestra nos permitiu conhecer o rico currículo deste vulto, mas, mais importante ainda, mostrou-nos a nós, internos, a importância das nossas vivências no internato e das amizades aqui realizadas, que nos marcam para a vida inteira.

Joel Castro, 11.º ano

Go to top