logo master aaacl

"Vêm e voltam, param, demoradamente, comovidos como crianças, nos lugares que mais os marcaram. Novamente rapazes irreverentes, tratando-se, mutuamente, pela velha alcunha do seu tempo."

Pe. Abel Matias, O.S.B. in 50 Ecos Beneditinos

Em boa hora a Direção da Associação dos Antigos Alunos e a Direção do Colégio, concordaram em instituir o dia do antigo aluno, que se realiza, todos os anos, no último sábado de Maio.

Pretende-se com este encontro, reativar os laços e as amizades construídas ao longo dos anos, neste “velho casarão” da Ortigosa. Foi aqui que as diferentes gerações passaram e conviveram o melhor dos seus anos de juventude, foi aqui que aprenderam a viver.

É um dia de recordações e de encontro de amigos.

MATRÍCULAS EM CURSO: 1.º ao 12.º ano de escolaridade

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

- Curso de Ciências e Tecnologias;

- Curso de Ciências Socioeconómicas;

- Curso de Línguas e Humanidades.

Regime de externato, semi-internato e internato

Vestuário do Colégio

Consulta preços e tamanhos

na secretaria do Colégio

Educar Hoje,

A educação consiste em levar o homem a tornar-se cada vez mais homem, a poder ser mais e não só a poder ter mais. Consequentemente, a que, através de tudo o que tem e de tudo o que possui, saiba ser mais plenamente homem com os outros e para os outros.” A semente não germina ou não se desenvolve convenientemente, mesmo sendo boa, quando o ambiente não é propicio ou o encarregado do campo o esquece. A vitalidade da planta vem da semente, mas está condicionada pela terra boa ou má e pelo cuidado de quem a trata. Não depende tanto dos outros como o homem: antes durante e depois do nascimento. O homem, sendo social por natureza, só em sociedade se pode desenvolver como homem.(“O menino selvagem” de Truffaut) Por isso, e este o terceiro aspeto, o ambiente e os educadores que rodeiam o educando têm uma importância incalculável no processo educativo.

Pe. Avelino Silva-OSB

BT Google Maps